Veropequi

Blog

O plano de carreira da empresa não é para você.

É bem comum conversar com profissionais que mudam de empresa e a fala é mais ou menos assim: “decidi mudar de empresa porque lá tem plano de carreira”. Nesse mesmo momento minha cabeça sinaliza, será que conto que é uma ilusão deixarmos nossa carreira nas mãos da empresa ou deixo a pessoa perceber sozinha?

O plano de carreira é um instrumento importante para a empresa e muitas vezes é uma exigência legal e sindical. A empresa organiza sua estrutura e crescimento através de ferramentas que formalizam os cargos, salários, áreas de trabalho e atuais e futuras necessidades. A prioridade maior é o desenvolvimento da empresa.

Para aqueles que se sentem seguros e estáveis sabendo que existe um plano de carreira estruturado na empresa, arrisco dizer que a necessidade deste porto seguro está altamente relacionada a sua história e trajetória de vida, o que está tudo bem também.

Quando falamos de carreira estamos falando de pessoas, suas experiências, seus anseios e sua história e por isso é desafiador pensar que a nossa carreira está em nossas mãos. Será que me conheço a ponto de conseguir refletir e ser a(o) responsável sobre minha carreira? 

Repare que usei a palavra refletir. Pense em sua carreira como o fluxo de um rio que segue agregando novos afluentes, que se separa depois retoma e desemboca em algo bem maior. Não existe mais aquela ideia de carreira em ascensão o tempo todo. No mundo atual é também muito rico e valorizado profissionais que passaram por muitas experiências, até mesmo falência, e souberam  refletir e contar sua trajetória.  

Saber contar suas experiências, vivências e aprendizados acimenta nossos conhecimentos e inspira quem está ao nosso redor. O líder que consegue contar sua história, reconhecendo também suas decepções, motiva sua equipe a refletir sobre o que faz sentido para cada um e engaja a viver seu próprio rio.

Quando falamos de  vivências que impactam na nossa carreira, não podemos apenas refletir pelas experiências profissionais, é altamente necessário repensar toda a nossa história de vida. Quem são meus precursores? O que me alimenta? Como me relacionava na adolescência? O que gostava de fazer?

Um exemplo bem pessoal é quando lembro que jogava vôlei, um esporte em equipe. Percebo que hoje nas minhas atividades profissionais, gosto de gente trabalhando junto, pensando o que fazer e como pode impactar o outro, que tem tudo a ver comigo quando conto minha história.

Refletir sobre a carreira não precisa ser um ato solitário. Hoje, muitos profissionais estão abertos a mentorar pessoas que queiram pensar sobre suas carreiras, buscar referências e principalmente, histórias bem contadas e vividas.

Buscar mentoria estruturada também é um caminho maravilhoso para quem se questiona quais as opções da sua carreira nesse momento ou até como facilitar caminhos para o autoconhecimento da própria trajetória. Qual é o seu plano para além dos planos que a empresa formaliza para você?

Muitos profissionais buscam a Veropequi para discutir: o que não muda quando tudo muda?

Natália Brasileiro, sócia da Veropequi

Compartilhe nosso artigo:

Confira outros artigos

Tenho um PDI, e agora?

O Plano de desenvolvimento individual (PDI) é uma ferramenta que pode ser usada pelas empresas para que haja acordo e acompanhamento das competências necessárias para

Leia mais...

Por isso compartilhamos nossos aprendizados e provocações para você ampliar suas linhas de alcance para além das expectativas padrão. Desenvolvemos uma metodologia pensada para os desafios do ambiente corporativo com ênfase na importância do autoconhecimento para que as decisões sobre a carreira, de fato, façam sentido.

Criamos conteúdos voltados para gestão de carreira e liderança com embasamentos multidisciplinares somados com nossas duas décadas de experiência na atuação com times e organizações.

Referências e conceitos inspirados em outros campos de atuação trazem maior concretude e criatividade para temas presentes no campo do trabalho, sempre em transformação.

As culturas e valores se transformam em função de mudanças de cenários e ambientes externos: novos negócios, fusões, crises entre outros. A reestruturação interna de organizações as preparam para esses novos desafios e a liderança precisa alinhar comportamentos e ter um espaço no qual os impactos individuais possam ser trabalhados. Acreditamos que carreiras e vidas são transformadas pela maneira que a liderança atua e, com método e experiência é possível acompanhar individualmente os líderes dentro de um escopo corporativo de desenvolvimento necessário.

Nossa escolha é colocar as pessoas no centro da transformação, criando conexão entre o que está mudando e a forma como as pessoas  se relacionam com as mudanças. Nada se implanta de novo nas empresas se as pessoas não experimentarem sentido nas ações. Por isso a gestão de impactos na transformação cultural parte COM as pessoas e coloca processos e projetos em sintonia com os objetivos da organização e das equipes. Mudanças de sistema, nova modelagem de  estrutura, de espaço físico, de gestão estratégica entre outros,  precisam estar apoiadas em práticas que levem em consideração o entendimento e a participação ativa das pessoas para que haja significado.

A formação ampla e diversa com a qual construímos nossas carreiras nos possibilita trabalhar de forma mais livre, com largo repertório e conceitos multidisciplinares. Compartilhamos nossa experiência na gestão de pessoas e culturas adicionando nosso olhar crítico para modelos pré-concebidos: gostamos de co-criar junto com nossos clientes e apresentar soluções que, de fato, façam sentido e tragam resultado. Nosso pressuposto é que gente constrói cultura e que empresas estão de pé e chegam a resultados porque as pessoas estão todos os dias as movimentando.

Nosso ponto de partida é conhecer a história da empresa e das pessoas, conectá-las às suas expectativas e fazer intersecções com a cultura organizacional.

Ouvimos times e profissionais que se relacionam de forma diferente com a organização: com mais proximidade física ou distanciamento, em áreas mais técnicas ou relacionais etc. Trocamos experiências e colocamos em prática situações vivenciadas, para que as pessoas e equipes reconheçam suas ações na cultura onde estão inseridas e trabalhem juntas, para sua atualização e fortalecimento. 

No final o resultado pode se transformar no workshop de cultura que apresenta, comunica e alinha comportamentos, valores e pressupostos para toda a organização.

Nosso trabalho em tradução e fortalecimento de cultura traz à tona os marcadores culturais e valores que definem o ambiente de cada empresa e a tornam singular e forte. Sabemos que fortalecer as práticas, incorporá-las no dia a dia de todos e medir resultados de fortalecimento e reconhecimento da cultura, demanda uma jornada de definição de rituais, papéis, desenho de rotinas e pontos de conexão entre as expectativas das pessoas e da empresa.